google.com, pub-7850997522645995, DIRECT, f08c47fec0942fa0 15 estados e o DF anunciam envio de ajuda para cidades inundadas na Bahia - Tribuna de São Jerônimo da Serra

15 estados e o DF anunciam envio de ajuda para cidades inundadas na Bahia

Sobrevoo por Porto Seguro em áreas atingidas por enchentes na Bahia
Isac Nobrega/ Reprodução Palácio do Planalto

Diante das fortes chuvas que atingem a Bahia, governadores de 15 estados e do Distrito Federal anunciaram que irão enviar ajuda para os municípios baianos que sofrem com as consequências das enchentes. Os governos estaduais irão mobilizar equipes especializadas em operações de salvamento e materiais para auxiliar no resgate às vítimas.

As unidades federativas que já confirmaram a ajuda na campanha de resgate são: Roraima, Rio de Janeiro, Pará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Ceará, São Paulo, Piauí, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Alagoas, Goiás e o Distrito Federal.

Além disso, nesta terça-feira (28), o presidente Jair Bolsonaro publicou uma medida provisória (MP) permitindo que o governo federal abra crédito extraordinário de R$ 200 milhões para a reconstrução de estados e rodovias afetadas pelas chuvas. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou à CNN que R$ 80 milhões do montante serão destinados à Bahia.

O governador em exercício de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), divulgou que autorizou o envio de uma força-tarefa para auxiliar as vítimas. “Ao todo, 36 profissionais do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar seguirão para Ilhéus para atuarem em uma operação integrada com outras forças de segurança”, afirmou.

Pelo Twitter, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), lamentou a situação na Bahia e disse que seu governo está “ajudando com equipes e equipamentos”. Flávio Dino (PSB), governador do Maranhão, afirmou que o Corpo de Bombeiros do estado está “mobilizando-se para enviar equipe para a Bahia, a fim de auxiliar trabalho de apoio aos atingidos pelas fortes chuvas”.

O governador Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, anunciou que irá apoiar os resgastes “com viaturas, embarcações e efetivo especializado do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil”. Já o governador do Ceará, Camilo Santana (PT) afirmou que o estado enviará bombeiros e viaturas para auxiliar no apoio às vítimas e que disponibilizou uma aeronave “em caso de necessidade”.

O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), publicou em suas redes sociais e garantiu que seu estado está enviando à Bahia “uma equipe com 20 bombeiros, mergulhadores, equipamentos e materiais de salvamento”. Paulo Câmara (PSB), governador de Pernambuco, fez o anúncio de ajuda pelo Twitter: “Coloquei à disposição do governador Rui Costa o Corpo de Bombeiros Militares de Pernambuco e o Grupamento Tático Aéreo”.

Em nota, o governo do Rio Grande do Norte informou que enviou no domingo (26) equipes de salvamento e resgate para a Bahia. Já o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), informou que o governo enviou uma equipe composta por bombeiros e policiais para apoiar as ações na Bahia, a partir do Grupamento Aéreo da PM da Bahia (Graer) em Ilhéus, um dos municípios mais afetados pelas chuvas.

O governador Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, disse que conversou com o governador baiano Rui Costa (PT) e que o estado disponibilizará um helicóptero, 40 bombeiros e 20 embarcações. Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, disse que conversou com o governo da Bahia e se colocou à disposição para ajudar.

O governo de Alagoas afirmou que disponibilizou um helicóptero e um avião para ajudar no resgate e transporte de mantimentos. Já o governo de Roraima disse que “está à disposição e aguarda novas definições dos comandantes dos Corpos de Bombeiros para adotar algum tipo de medida”.

Ronaldo Caiado (DEM), governador de Goiás, afirmou que determinou o envio de “equipes especializadas em operações de salvamento em desastres e mergulho autônomo”. Já o governo do Distrito Federal confirmou o envio de equipes em dois caminhões, quatro caminhonetes e quatro embarcações.

Além dos estados citados, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou no Twitter que também recebeu apoio do chefe do Executivo em Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Vinícius TadeuAndré RosaElizabeth Matravolgyida CNN

Nenhum comentário